Aprovação na Certificação CISSP - Estratégia de Estudos!


Bem pessoal, em meados de 2015, resolvi estudar para realização da certificação CISSP, porém algumas prioridades ocorreram e não consegui dar a ênfase merecida aos estudos nesse ano.

No ano de 2016 resolvi priorizar novamente esse objetivo, comecei os estudos por volta do mês de Janeiro. Dediquei de 1 a 3 horas diárias em media para o estudo do conteúdo, mas a questão de horas é muito relativa, depende de cada um, como já fiz alguns testes como Security+, CCNA entre outros já tinha um base legal.

Criei um grupo via WhatsApp e Hangout, do qual me ajudou bastante pois consegui localizar pessoas também interessadas na certificação, e com alto nível técnico, fazíamos apresentações semanais sobre
os conteúdos dos domínios, inclusive existem diversas dessas apresentações no site clicando no menu "CISSP".

Resolvi desde o inicio aprofundar legal nos assuntos para obter um domínio maior, pois acho que o mais importante é o ganho de conhecimento para aplicar no dia a dia, além da obtenção da própria certificação.

Utilizei muito a internet com sites e principalmente youtube, pois existem muitos vídeos sobre os assuntos.

Como material para preparação utilizei os livros abaixo, não li completamente todos, utilizava mais como consulta, com exceção do livro CISSP Study Guide 3° Edition(Eric Conrad).

- CISSP Study Guide 3° Edition(Eric Conrad)(Foi o que utilizei mais)

- Sybex 7th Edição (Bom livro)

- 11th Hours CISSP 2°Edition (Muito bom para revisar conceitos)

- All in One Shon Harris 6th Edition (Utilizei mais como consulta)

- CBK 4th Edição (Utilizei mais como consulta)

Simulados que utilizei:

Transcender (Simulado bastante técnico, posso dizer que as questões
tem o nivel de dificuldade maior que as da prova)

Ccecure (Bom simulado para fixar conceitos, porém achei as questões com
nivel de dificuldade menor que as da prova)

Sybex (Bom simulado para realizar, existem 4 full de 250 para testar bem o
conhecimento)

Passguarante (Apesar de não ser muito conhecido, gostei muito, acredito que
foi o que mais utilizei)

OBS. Os simulados servem para medir seu desempenho sobre os conceitos, as
questões da prova são totalmente diferentes dos simulados, não vi nenhuma
questão de simulados na prova(esse é um dos pontos para que essa certificação seja tão valorizada diante das demais). Acredito que devo ter realizado em torno de 3.000 questões de simulados.

Para a prova em si, fiz uma preparação psicológica e fiananceira... por que U$599,00 com o valor do dolar atual é uma quantia considerável, tem que ir para matar e não para morer. Tentei  ficar com a concentração máxima na prova, pois a minha iniciava às 10:00h e terminava às 16:00h, ou seja a fome era um fator... juntamente com a ansiedade, mas consegui controlar bem, realizei apenas duas paradas rápidas na questão
150, e no final das 250 pra iniciar a revisão, utilizei praticamente todo o tempo disponível terminei faltando uns 15 minutos para finalização. Acredito que o tempo para responder as questões não seja um problema.

O nível de dificuldade da prova estava como o esperado, na maioria das vezes sempre olhava as questões em inglês e português, para mitigar qualquer risco de não entendimento das questões.

Como o escopo de assuntos da prova é muito amplo, não conhecia os conceitos cobrados em umas 3 a 4 questões, mas nada fora do esperado. Como me preparei bem ao final das 250 questões tinha bastante certeza que seria aprovado, ao finalizar a prova era só esperar uns minutos(Mas esses minutos demoram rsrs) para a impressão sair e mostrar o resultado final "Congratulations!" :).

Espero que esse resumo possa ajudar a ter um melhor entendimento sobre a certificação CISSP !