O AUMENTO DOS ATAQUES E CRIMES CIBERNÉTICOS, E O MERCADO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO.

No mundo virtual, crimes cibernéticos têm feito milhões de vítimas em todo o mundo. E o Brasil é um dos principais alvos de ataque dos crackers (ladrões de informações). O crime cibernético, também chamado de cibercrime, é o termo utilizado para definir quando um computador, rede de computadores, celular, tablet ou outro aparato tecnológico sofre algum ataque. Nesse tipo de situação, dados importantes podem ser roubados.

Em 2017 foi-se visto um grande aumento dos “RansonwaresMalwares com diversas variações que buscam o sequestro de dados de pessoas e empresas se tornando uma grande ameaça digital também em 2018. Hoje em dia é quase impossível rastrear os criminosos, malwares como o Wannacry e Petya infectaram milhares de computadores em todo o mundo. O Brasil também foi um grande alvo desses malwares causando grandes prejuízos as empresas comprometidas com essas ameaças.

O Brasil também continua sendo um dos principais alvos de crackers em ataques de “phishing” no mundo, em especial as empresas. O phishing é um tipo de fraude digital que tem como objetivo roubar dados pessoais ou informações sigilosas de empresas ou usuários.

Ataques de Negação de serviço, também conhecido como DDoS, um acrônimo em inglês para Distributed Denial of Service, que buscam indisponibilizar sites e serviços, continuam sendo grandes dores de cabeças para as empresas existindo previsões de aumento desse tipo de ataque para o ano de 2018.

Outra grande ameaça crescente são os ataques direcionados Advanced Persistent Threat (APT) quando pensa-se em cibercriminosos e outros disseminadores de malware imagina-se que o objetivo deles seja contaminar todos os computadores possíveis com suas credenciais de furtos, botnets, (Um botnet é uma coleção de programas conectados à Internet que comunicam-se com outros programas similares), ou outros softwares maliciosos. Quanto maior a rede, mais oportunidades para roubar dinheiro, benefícios e qualquer coisa que estejam procurando. Mas, os agressores de APT estão interessados em atingir computadores específicos, sendo o objetivo final de um ataque APT atingir a máquina em que exista algum tipo de informação valiosa, muito utilizado em espionagem industrial.

Pode-se perceber que o ambiente virtual continua cada vez mais hostil, e com crescente incremento de novas ameaças a cada dia, buscando em sua grande maioria um retorno financeiro ilícito.

Um dos principais motivos dos cibercriminosos é a possibilidade do “Dinheiro fácil”. A tendência é o aumento do número de golpes envolvendo não só ataques a empresas, mas, também a celulares, tablets e internet das coisas (isto é, tudo o que pode ser conectado).

O Gartner Group, empresa de consultoria, em sua previsão global de gastos com segurança da informação concluiu que o investimento em produtos e serviços de segurança chegou a cerca de US $83,4 bilhões no final de 2017, um aumento de 7% em relação a 2016. A empresa também prevê gastos para atingir US $ 93 bilhões em 2018, um aumento de 12% em relação ao investimento recorde no ano de 2017.

Em recente pesquisa realizada pela Allianz Global Corporate de novembro de 2017 (Figura 1) realizada para empresários brasileiros demonstra que as empresas brasileiras identificam ataques cibernéticos como o maior risco aos negócios no Brasil, superando até mesmo a preocupação com mudanças regulatórias ou com a inflação. Na pesquisa 38% dos entrevistados falaram que sua principal preocupação é com os “Incidentes cibernéticos” (Figura 1).

Figura 1- Medo de Crakers no Brasil.

Isso demonstra que as empresas estão mudando sua visão para o cenário de segurança da informação, e estão cada vez mais alertas para a necessidade de se protegerem dessas novas tendências de ciberataques iminentes.

Os serviços de segurança em 2018 continuarão a ser um setor com o rápido crescimento, especialmente nos serviços de outsourcing, terceirização, de TI, consultoria e implementação de controles de segurança corporativos o que ocasiona ao mercado uma grande demanda de profissionais especializados.

Hoje as empresas buscam assegurar suas informações com o objetivo de manter a confidencialidade, a disponibilidade e a integridade, estando assim a segurança da informação cada vez mais estratégica e alinhada ao negócio, tornando a busca de profissionais dessa área cada vez maior.

Exatamente por isso a maneira de você se tornar um especialista em Segurança da Informação é fazer um curso de Especialização em Segurança da Informação.

Bem, aproveito para lhe informar que estamos com as inscrições abertas para a nova turma da especialização do Instituto de Capacitação Business School Brasil – BSBr. Clique no link e faça sua matrícula agora porque as vagas são limitadas WWW.BSBR.COM.BR ou ligue para (85) 3032-7104 ou 9.8853-9000.

Wesklei Dourado

PMP® | CISSP | CAPM | CCNA | MCSA | MCTS | MTA | ITILv3 | ISO27002 | COBIT | Security +

Coordenador da Especialização em Segurança da Informação.